Turquia é sede da Copa do Mundo de futebol para robôs
Mais uma utilidade para robôs é o que se assiste neste vídeo da BBC.
"A ideia é usar estes robôs cada vez mais para executarem tarefas que os humanos não querem fazer: tarefas perigosas demais ou sujas demais. Os robôs poderiam ser enviados a áreas onde existem escadas altas, ou áreas estreitas demais.
Os organizadores da Copa do Mundo de Robôs até já arriscam dizer que, daqui a dez anos, vão existir tantos robôs trabalhando, que as pessoas nem vão conseguir contá-los e eles vão começar a fazer parte de nossas vidas."
Vídeos
O uso de vídeos no ensino de ciências
Provavelmente, o uso de documentários em vídeos para o ensino de ciências seja a via mais difundida de utilização de Tecnologia de Informação e Comunicação. Todavia, o uso de vídeos é o que mais se aproxima da hora do laser. Sua aplicação deve ser pensada com intencionalidade didática. Intervenções devem ser planejadas com pausas estratégicas e questionamentos feitos para direcionar o olhar do estudantes. O melhor seria editar o documentário, ou o filme, restringindo-o a pontos importantes na observação, diminuindo-lhe a duração de modo a focar no que importa para dada aula. Os estudantes devem entender que o recurso utilizado tem propósito pedagógico e serve para ilustrar e facilitar a aprendizagem.
O vídeo abaixo, retirado da BBC Brasil, com pouco mais de um minuto de duração, faz uma referência jornalística ao desenvolvimento da primeira célula artificial desenvolvida.
Alguns assuntos podem ser tratados a partir desse vídeo. Pode servir como base para se introduzir o estudo da Citologia, a classificação celular, sobretudo discutir os procariotas.