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Rádio


Utilização de Podcast em transmissões de Rádio FM

 

Outra sugestão que pode ser interessante no trabalho com os podcasts é a utilização de aparelhos receptores de rádios FM para serem os veículos de transmissão de informação científica. Para isso é necessário adquirir certo número de aparelhos baratos para ser usados nas equipes. O bom seria um rádio para cada equipe de 4 componentes. Portanto, para uma sala com 40 alunos, um número de 10 aparelhos. Estes aparelhos podem ser adquiridos por R$ 10,00 a unidade, portanto R$ 100,00 de custo na aquisição dos aparelhos. Outro componente fundamental do kit é um simples transmissor de FM do tipo utilizado em automóveis, que pode ser adquirido por R$20,00. Além disso, é necessário um cartão SD para se gravar os podcasts a serem usados nas aulas. Esse cartão se conecta numa leitora do transmissor de FM e funciona como a central de difusão dos podcasts. Cada equipe de 4 componentes recebe para o trabalho um rádio FM, folhas de papel com questões sobre o áudio que ouvirão. Todos podem se acomodar em pontos diferentes do espaço escolar, um transmissor FM desse, pode enviar o sinal a um raio de 10 a 20 metros em frequência diferente das faixas comerciais. Outra possibilidade é a utilização de aparelhos celulares que possuam Rádio FM dos próprios alunos, desde que sintonizados na mesma freqüência. O foco do trabalho é transmitir uma notícia específica sobre determinado assunto a ser trabalhado na aula. As equipes ouvirão a transmissão e pensarão sobre os pontos específicos. As transmissões devem ser curtas para que o professor possa repeti-las algumas vezes. As equipes, portanto, receberão um determinado tempo para ouvir o podcast, sabendo que o áudio se repetirá ao final de cada transmissão. Assim, como será reiniciada nova transmissão, o professor deve estar atento para repetir a transmissão, para isso, e em função de maior mobilidade, é interessante que o transmissor seja do tipo que possua controle remoto ou, simplesmente o professor pode salvar o mesmo podcast várias vezes no cartão SD para que o mesmo seja repetido  automaticamente, sem a necessidade do professor ficar repetindo por meio do controle. Lembrando que, apesar desses aparelhos serem projetados para uso em automóveis, qualquer alimentador USB, do tipo usado para carregar aparelhos de mp4 ou celulares, com um cabo USB, pode ser acoplado aotransmissor, que passará a alimentar o transmissor em uma tomada elétrica comum.Muitos podem perguntar se o mesmo efeito não seria obtido por  uma transmissão coletiva de um áudio num aparelho de som comum na própria sala de aula. Porém, a intenção aqui é o trabalho por equipe, e de um modo que seja confortável para o grupo, que pode se localizar em espaços fora da própria sala de aula, já que a transmissão ocorre para o rádio FM. Lembrando que um dos pilares da educação para o século XXI, prega o aprender a conviver e a ser, essas aprendizagens são conquistadas no trabalho  coletivo e colaborativo.

Carregador USB
                

 

 

Esta utilização de transmissão de podcast e rádios FM abre muitas possibilidades para o ensino de ciências, bem como para outras áreas. Desde a utilização como atividade de transmissão para o levantamento de concepções prévias sobre um assunto, até como via de avaliação. Já que o professor poderia elaborar uma atividade avaliativa que tivesse a transmissão de informações e instruções via rádio, abrindo a possibilidade para a construção coletiva de idéias dentro das equipes, levando ao desenvolvimento de habilidades como a manutenção de atenção ao que se ouve a centralização da atenção em um foco, o aguçamento da imaginação, sem contar que é algo que se assemelha a algo que pertence ao cotidiano de cada um sendo utilizada com intencionalidade didática. 

O ideal é que o uso desse kit desperte o próprio aluno para a produção de seus próprios podcast com o auxílio do professor. Nesta linha, o trabalho poderia ser uma pesquisa sobre determinado assunto e que o produto da pesquisa deveria ser em forma de podcast com duração predeterminada. Desta forma o professor poderia intervir mostrando a necessidade de um planejamento numa produção assim, mostrando a importância de diversas fases no trabalho como pesquisa, roteiro, montagem do áudio com seus recursos fônicos, capacidade de síntese,  clareza na transmissão de informações, disciplina e criatividade.

Faça uma Web Rádio e se lance para o mundo

 

Em tempos de podcasts e rádios, que tal colocar uma rádio no ar? No passado isso era quase impossível, como ainda o é quando se trata de rádio comercial. Mas, com o advento da internet o que era praticamente fora de cogitação, pode ser real e de maneira simples. Hoje existem servidores de streaming acessível e gratuito. Os programas podem rodar diretamente do computador pessoal pelo Media Player ou pelo Winamp e a programação pode ser feita com uma seleção de músicas da sua biblioteca de áudio. Aqui, para personalizar sua rádio, podem ser produzidos podcasts com notícias de    temática específica, sendo suficiente o Sound Forge da Sony para gravar os elementos que lhe interessam na sua rádio. Uma boa programação intercala músicas, que podem apresentar um estilo eclético, ou mesmo um estilo específico e entre blocos de músicas pode se veicular os podcasts com informações específicas. Assim, é possível manter um fluxo com uma boa programação. Obviamente que inicialmente para se estabelecer um padrão na sua rádio é necessário um pouco de estudo do que veicular e de como estabelecer uma programação bem distribuída na sua grade de programas, isso, só o tempo vai aos poucos determinar, por enquanto, pode-se pensar em transmissão experimental, ampliando aos poucos as possibilidades.

Mas, como fazer tudo isso? Primeiramente, temos que dispor de alguns softwares para estabelecer o fluxo do que sai do seu computador para a rede, para isso, pode ser usado o SimpleCast 2.5.3. Este programa consegue transmitir qualquer som lançado na placa de som, por microfone, ou player para a internet. De fácil manuseio nas suas configurações que são feitas a partir dos dados de um servidor de streaming, como o Listen2myradio ou o Free Stream Hosting. Recomenda-se aqui o Free Stream Hosting por duas razões, primeiro pela facilidade de configuração e segundo pela possibilidade de postar o seu player em blogs e sites, além de poder ser tocado diretamente no Media Player ou no Winamp. Para isso, a única contrapartida do cliente é postar um banner de propaganda recomendada pelo servidor junto com o player da rádio, pois são esses anúncios que permitem a manutenção gratuita do serviço.

Como possibilidades para o trabalho de apoio didático utilizando-se uma rádio on-line, o professor pode veicular, a título de trabalho para a turma, um programa específico em que sejam passadas instruções para a realização de uma pesquisa sobre um assunto que se esteja trabalhando em sala de aula para ampliar o repertório da turma sobre o assunto. Para isso o professor deverá instruir a turma sobre o horário de veiculação do     programa, bem como o endereço do streaming, a duração do programa e se for o caso, algum direcionamento do que o aluno deve observar no programa. Assim, se estabelece uma motivação diferenciada e de certa forma uma disciplina para que o aluno realize a tarefa. Como requisito o aluno deve ter acesso a internet para esse fim, porém, se não for possível, o professor pode orientar as equipes alguém no grupo possa gravar o     programa e depois distribuir o mp3 para que os alunos possam ouvir em seus aparelhos de mp3, mp4 e similares.

Aos que queiram ir mais longe, sugere-se aqui que as suas aulas sejam gravadas, e estes áudios sejam disponibilizados por streams na sua rádio e os horários de veiculação sejam divulgados na turma para que assim, possam ser ouvidos em outros momentos. Esse recurso, pode ser interessante e convidativo. Sugere-se ainda que os alunos possam também colaborar na programação da própria rádio, passando informes, avisos de grupos de estudos e até mesmo produção de programas para alimentar a programação. Avançando um pouco mais, a rádio web pode também funcionar para avaliação. Os alunos podem produzir pequenos trabalhos para serem avaliados pela turma e pelo professor, seguindo determinados critérios, tais como qualidade de conteúdo e produção, recursos usados, criatividade, aprendizagem potencial, etc.

Utilizando essas ferramentas mencionadas acima, foi criado a Tingui Rádio Web para o blog e para o site, cujo estilo é veicular World Music, intercalando na sua programação podcast produzido com notícias do mundo das ciências e da tecnologia, coletadas em sites diversos. Confira abaixo o player.  Aos que tenham interesse em detalhamento de como colocar sua rádio no ar, entrem em contato. Como a transmissão é em caráter experimental, contribuições, sugestões e comentários são bem vindos. Aproveite. 

Tingui Rádio Web

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Veiculando Ciência e Tecnologia