Códigos QR

QR do Site

Os códigos QR se popularizam rapidamente em vários seguimentos de negócios e de lazer com a ampliação do uso da telefonia móvel. A expressão vem do inglês QR Code (Quick Response Code), podendo ser traduzido como "código de resposta rápida" e trata-se de um código de barras em 2D que pode ser escaneado ou fotografado por celulares modernos ou mesmo aplicativos para desktop e laptops, sendo o código imediatamente convertido em um texto, ou em um link que é identificado pelo celular ou pelo aplicativo em uso. Sua aplicação pedagógica é imensa, basta entender que pode estar presente em um texto impresso como auxiliar para uma multimídia de convergência, pois lá pode-se colocar músicas ou outro recurso sonoro como podcasts diversos, links múltiplos para mapas, sites, imagens, vídeos do Youtube e de outros servidores de arquivos, indicações de livros, redes sociais, wikis e tudo mais que as mídias da Internet oferecem. 

Para sua utilização amiúde é necessário se instalar nos desktops ou laptops, softwares próprios que utilizem uma webcam como o leitor dos códigos. Para esse fim, sugere-se o programa chamado QuickMark que após instalado tanto pode ler códigos diversos como gerá-los a partir de várias fontes. Outro programa que funciona muito bem, tanto para gerar e para ler esses códigos é o QRCode a diferença para o anterior é que neste é necessário gerar uma imagem do código para abrá-la.  Hoje, boa parte dos celulares com câmera fotográfica e acesso a internet podem ler códigos QR por meio de softwares específicos para esses equipamentos.

A título de ilustração de possibilidade, vamos supor que o professor de biologia esteja tratando de evolução biológica e apresenta para a turma uma cópia de um texto onde são apresentadas informações sobre as caminhos evolutivos dos seres vivos e intercalado no texto ao invés de figuras, códigos QR que tragam instruções e até imagens ou mesmo referências de textos na internet numa só figura. 

Vejamos um exemplo de uma atividade. Para os estudantes foi distribuído o texto:

"A pesquisa acumulada no campo da evolução biológica montou um quadro complexo dos seres que já habitaram e que habitam nosso planeta, contruíndo uma árvore filogenética, por vezes também designada por Árvore da Vida, representação gráfica em forma de uma árvore, das relações evolutivas entre várias espécies ou outras entidades que possam ter um ancestral comum. Em uma árvore filogenética, cada nó com descendentes representa o mais recente antepassado comum, e os comprimentos dos ramos podem representar estimativas do tempo evolutivo. Cada nó terminal em uma árvore filogenética é chamado de "unidade taxonômica". Nós internos geralmente são chamados de "unidades taxonômicas hipotéticas". As árvores filogenéticas são confeccionadas a partir de uma matriz contendo os dados disponíveis (morfológicos, químicos ou genéticos) sobre os táxons estudados. 

 
Consulte o código:

 

 

Após sua análise, responda:
Seres humanos estão mais próximos de equinodermas ou de artrópodos? Justifique sua resposta."
 

 

Veja que na atividade, há uma orientação de consulta a um código QR e neste código há uma indicação de uma imagem complexa de uma filogenia que após ser analisada, o estudante é chamado a responder uma questão. Essa orientação manterá o estudante focado e com uma tarefa que exigirá do mesmo o manuseio de ferramentas tecnológicas que será um agente motivador para o trabalho de pesquisa. Claro que o exemplo dado foi bem simples, nosso desafio agora e fortalecer-nos com exemplos mais elaborados de como podemos usar mais essa ferramenta.
 
Consulte maiores detalhes sobre códigos QR aqui:
 
 
Contribua com sua sugestão:

Sugestão de uso: Códigos QR

Água

Data: 10-05-2017 | De: Maria josuete de moura

Como posso trabalhar esse assunto com aplicativo ar code2

Novo comentário

Compartilhe
| Mais