Revista Eletrônica - TIC para o Ensino de Ciências

 

A construção de uma revista abre inúmeras possibilidades para o trabalho no ensino de ciências. Você pode criar uma revista eletrônica para que sua turma possa consultar on-line matérias referentes aos assuntos estudados. As matérias podem ser recolhidas de revistas e sites diversos. Como não tem fins lucrativos, desde que se reconheçam as fontes, não há problemas neste tipo de divulgação. O que se pretende é reunir em um único "exemplar" matérias diversas que estão espalhadas pela internet. Claro que isso pressupõe pesquisa e construção de um exemplar, mas, que tal usar o trabalho do estudante com essa finalidade? Ao invés de passar trabalhos de pesquisas, em que na maioria das vezes boa parte dos estudantes copia e cola da internet, omitindo em muitas ocasiões a própria fonte, o professor pode estimulá-los a pesquisar matérias que possam ser usadas naquele mês, se a revista tiver periodicidade mensal, ou semana se a periodicidade for semanal. Assim, será interessante se instituir na sala uma espécie de conselho editorial, que possa classificar o tipo de matéria para publicação. Esse conselho editorial pode ser transitório, para que todos tenham a oportunidade de trabalhar na função. Sua prerrogativa é mesmo avaliar que tipo de trabalho será veiculado. Sem sombra de dúvida, os estudantes se esforçarão para que a matéria achada (pesquisada) seja publicada naquele número.  Além de identificar a fonte da matéria, na publicação eletrônica pode constar o nome do aluno que pesquisou. Isso confere uma importância à pesquisa. 

Além disso, a título de sugestão, o professor pode muito bem instituir critérios para a publicação de matérias originais dos estudantes. Tais como, o tipo de pesquisa, como escrever o artigo, como criar ilustrações. Esse trabalho pode ser feito em grupo e mediante prazos. A depender da periodicidade da revista, o professor pode separar a turma em grupos de quatro componentes e apresentar temáticas específicas da linha editorial daquele número. Cada equipe terá o prazo necessário para a construção do artigo dentro da sua temática para que possa ser publicada. Após a publicação, o professor pode se servir das matérias da revista para trabalhar o conteúdo programado. Claro que isso pressupõe que ao elaborar a temática de um dado número, o professor tenha em seu planejamento a estruturação dos conteúdos a serem trabalhados no período. Ao fazer isso, ele confere praticidade ao trabalho de pesquisa e a devida importância que a divulgação merece.

Prezado leitor, o exemplo que se segue abaixo, é deu uma revista não é indexada em nenhuma lista de classificação ou ranking de importância e nem pretensão possui para tanto. Mas, pretende ser um espaço democrático de troca de experiências e ideias. Nossa pretensão aqui é contribuir para o uso pragmático das TIC no ensino de ciências e na educação como um todo. É conhecimento geral que cada professor tem seu jeito e sua forma de ensinar utilizando recursos variados e que muitas vezes as experiências da cada um ficam isoladas, não havendo troca entre os pares. Assim, a construção de veículos desburocratizados, sem rigores das publicações ditas indexadas e acadêmicas, abre espaço para que todos possam publicar e ler o material de todos. Esta é a nossa modesta pretensão.


 

Para contribuir com sua matéria, envie e-mail para hemadacosta@gmail.com. Teremos a maior satisfação em publicar e divulgar seu trabalho.

Revista TIC para o Ensino de Ciências   

       Ano 1 - Nº 1 - Abril - 2011                      Ano 1 - Nº 2 - Maio - 2011