Softwares para produção

 

Softwares para trabalho com áudio - Sound Forge - Sony

 O programa mais usado e indicado para o trabalho de edição de áudio é o Sound Forge da Sony. Ele é considerado uma ferramenta profissional e um dos mais poderosos programas para edição de áudio. Uma versão trial pode ser baixada para experimentar suas funcionalidades. Ao baixar e instalar o programa, e abri-lo, a primeira janela que se apresenta é a da figura 1,

Figura 1 – Imagem de abertura do programa

nela temos o menu e a barra de tarefas. Para abrirmos um áudio qualquer, e aqui podemos abrir qualquer arquivo de áudio, tipo as músicas que estão na sua biblioteca, basta clicar no ícone de abrir ou no menu , que ele acessará o diretório do seu PC onde poderá localizar uma música ou outro áudio que queira. Note que, no diretório ao pousar o mouse sobre o arquivo, ele tocará sem que seja necessário editá-lo, esse recurso é muito bom para escolher arquivos que tenham nomes que não identifiquem bem o seu conteúdo, tipo "Faixa", "Track", etc. Ao clicar no áudio, você verá uma imagem semelhante a da figura 2.

Figura 2 – Imagem da forma como o arquivo se áudio se apresenta

Perceba que a música, ou o áudio editado, aparece no formato de frequências vibratórias. Ao pousar o mouse sobre o áudio, clicar com o botão direito, você pode selecionar trechos deste áudio e, copiar, usando os mesmo atalhos já conhecidos para qualquer programa. Poderá assim, abrir um novo documento no primeiro ícone da barra de tarefas, ou mesmo acessá-lo em , na nova janela, poderá colar o seu pedaço copiado de áudio. Para ouvir, acesse os mesmo botões familiares de qualquer player disponível na segunda barra de menus. Para gravar uma locução sua, por exemplo, abra um novo documento, e clique no primeiro botão (o botão de record) da segunda barra de tarefas, se abrirá uma janela semelhante a da figura 3.

 

Figura 3 – Imagem como o programa se apresenta para gravação de um novo arquivo

Na janela que se abriu , há um player com o botão record, clique no botão e comece a gravar, tanto pode ser sua voz, bem como, algum áudio que esteja entrando por sua placa de som. Por exemplo, você pode estar ouvindo uma música de uma webrádio, e gravando-a por meio desse recurso. Ao finalizar a sua gravação, você pode salvá-la no menu e se abrirá uma janela semelhante ao da figura 4.

 

Figura 4 – Imagem da janela de salvamento do arquivo

Note que aqui você pode salvar o arquivo no formato e na qualidade que quiser. Quanto aos demais recursos, no menu e , há muito o que ser explorado, isso cabe a você. O básico para o seu uso está apresentado.

 

 

Vídeo-aula do uso do Audacity


Abaixo você poderá assistir a uma vídeo-aula sobre o uso do Audacity em suas funções básicas para a produção de Podcasts:

Vídeo-aula - Captura de Tela do Camtasia Studio 7

Nesta vídeo-aula mostra-se como fazer a captura de tela usando o Camtasia Stusio 7. O programa pode ser baixado aqui. Apesar de ser pago, os desenvolvedores permitem seu uso gratuito em avaliação por 30 dias, tempo suficiente para o aprendizado.