O uso de TTS

 

 

Síntese de voz

 

Síntese de voz é o processo de produção artificial de voz humana. Um sistema informático utilizado para este propósito é denominado sintetizador de voz, e pode ser implementado em software ou hardware. Um sistema texto-voz (ou TTS em inglês) converte texto em linguagem normal para voz; outros sistemas interpretam representação lingüística simbólica (como transcrição fonética) em voz.

Voz sintetizada pode ser criada concatenando-se pedaços de fala gravada, armazenada num banco de dados. Os sistemas diferem no tamanho das unidades de fala armazenadas; um sistema que armazene fones ou alofones fornecem a maior faixa de saída, mas podem carecer de clareza. Para usos específicos, o armazenamento de palavras ou frases inteiras possibilita uma saída de alta qualidade. Alternativamente, um sintetizador pode incorporar um modelo do trato vocal (caminho percorrido pela voz) e outras características da voz humana, para criar como saída uma voz completamente "sintética".

A qualidade de um sintetizador de voz é determinada por sua similaridade com a voz humana e por sua capacidade de ser entendida. Um programa TTS inteligível permite que pessoas com deficiência visual ou com problemas de leitura possam ouvir obras escritas num computador pessoal. Muitos sistemas operacionais têm incluído capacidade de síntese de voz desde o início da década de 1980.

 

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%ADntese_de_voz

 

Então, ter "locutores" (máquinas) que possam narrar textos e falas diversas, pode ser um bom instrumento auxiliar para na realização de uma série de recursos, como podcasts por exemplo, dublagens de animações, narração de montagens de vídeos, etc. Alguns site disponibilizam recursos em que é possível fazer uma imagens de uma fotografia, por exemplo, "falar", narrar algo, contar uma história, e nesse seguimento, o TTS pode ser muito interessante. É bem verdade que esse tipo de recurso pode ser usado com sua própria voz, mas, havendo a necessidade de usar outro tipo de voz, os TTS são ótimos recursos.

Abaixo um exemplo de uso de TTS em que gravei um áudio com minha voz (poderia também ser a voz de uma máquina). Optei por utilizar minha própria voz para utilizar com uma fotografia. Nesta técnica, uma foto minha ganha também voz e pequenos gestos. Algumas possibilidades podem ser pensadas para esse recurso. Veja a demonstação:

Que tal ver um cientista renomado falando da sua área de trabalho como, por exemplo, o Mendel falando de genética? Veja o vídeo abaixo:

 

 

Que tal iniciarmos um assunto com uma pequena "peça" ilustrativa para discutir evolução biológica por exemplo? Veja esse pequeno vídeo que confronta a inabalável fé religiosa e a evolução biológica mesmo diante de evidências irrefutáveis da ciência. Para alguns, uma provocação, para outros um bom motivo para puxar assunto.

 

Compartilhe
| Mais

A Dama Negra do DNA

Que tal o uso do TTS propriamente dito? As técnicas compreendem a gravação, em um software de edição de áudio, da voz produzida por uma “máquina”. Nessa pequena apresentação, da série "A arte de fazer fotografia falar", Rosalind Franklin, conhecida como "A Dama Negra do DNA", por ter sido injustiçada ao ser excluída do reconhecimento da participação na descoberta da estrutura do DNA que rendeu um Prêmio Nobel para o americano James Dewey Watson e aos britânicos Maurice Wilkins e Francis Crick, expõe seu lamento.

 

Sugestões: O uso de TTS

Não foram encontrados comentários.

Novo comentário

Compartilhe
| Mais