Produção de animações - Possibilidades de ferramentas

07-12-2010 17:18

 

A utilização de recursos didáticos para o ensino de ciências muitas vezes na impossibilidade de encontrar material disponível dentro de uma determinada temática. Nestes casos, a produção desses recusrsos se mostra tarefa desafiadora e prazerosa. O intuito desta postagem é contribuir para a produção de animações que podem ser realizadas com finalidade didática, utilizando-se de softwares e sites específicos de fácil manuseio. A intenção também é comártilhar ideias dos que já usam TIC para a produção de material pedagógico.

 

Há muitos recursos disponíveis na internet de áudio, vídeo, imagens e textos sobre praticamente tudo. O problema é equacionar e ordenar a grande quantidade de informações acessíveis e colocá-las com propósito didático e intencionalidade pedagógica. A elaboração de um planejamento é fundamental para se traçar um roteiro com o que é necessário para a execução de um projeto midiático de uma aula de ciências, por exemplo. Para isso, o computador e software adequados são fundamentais nesta elaboração. Para seu uso em prática, aqui se propõe coisas muito simples, como uma TV e um DVD player. Muitas vezes a simples menção de uso de TIC na educação, assusta o professor que logo pensa na impossibilidade de acesso a estes meios e nem se dá conta que a escola possui muitos recursos que são subutilizados, ou que são utilizados com a mesma finalidade que um simples uso doméstico, como ocorre com a TV.

 

Quando se fala no planejamento de aulas com o intuito de aprimorar a prática pedagógica tendo como objetivo melhorar a aprendizagem dos alunos, dois impedimentos se antepõem ao professor nessa tarefa. O primeiro deles diz respeito à falta de tempo para tal, e o segundo faz referência à carência ou desconhecimento de instrumentos tecnológicos para esta preparação, sendo que hoje, as TICs enquanto ferramentas para educação abrem infinitas possibilidades de utilização.

 

Claro que a dinâmica e a velocidade da rotina dos professores, não permite mesmo o tempo necessário para a produção de material didático personalizado, segundo os objetivos dos professores. A maior parte das vezes, os docentes buscam instrumentos já prontos, portanto, sem a possibilidade de personalização, embora ela também seja possível com recursos módicos, em função da dificuldade com o tempo necessário para essa elaboração de material. Todavia, os resultados obtidos a partir de um pequeno projeto, planejado e posto em execução, são tão prazerosos que o docente tende a perseguir outros resultados de êxito e, em pouco tempo passa a realizar material pedagógico sem muito dispêndio de tempo, tornando a tarefa de planejar aulas e executá-las, algo prazeroso e desafiante, chegando a um estágio de envolver a própria turma de estudantes como autores desse material, podendo levá-los ao mister do que se espera de um estudante: pesquisa, experimentação, execução de projetos, habilitação no uso de ferramentas tecnológicas, enfim, a aquisição de aprendizagem de modo prazeroso e pragmático.

 

Todavia, quando se conhece ferramentas que podem ser usadas para preparação de material, a otimização do tempo vem como consequência neste intento, possibilitando a pesquisa e a viabilização de pequenos projetos que podem auxiliar imensamente o trabalho do professor. 

 

Abaixo é apresentado um pequeno exemplo de animação montada usando-se técnicas e softwares simples e acessíveis, mesmo sem o conhecimento de desenho ou animação. A animação foi construída para utilização em formação de professores com o intuito de se discutir metodologias. Porém, o foco aqui agora não é o conteúdo e sim, a forma.

 

 

 

 

Na mesma linha de animação, a que está abaixo mostra uma caricatura da aula tradicional. Também aqui, o sketch foi utilizado para trabalhar formações de professores.